Teste ao Xiaomi AMAZFIT versão internacional

Portugal

Finalmente o Amazfit Watch chegou e vamos testar o este relógio “low cost“.

Hardware
Realmente o equipamento está muito bem conseguido, robusto, bem polido, braceletes resistentes um verdadeiro relógio.

O modo de carga é feito através duma dock onde a grande falha é não ser um sistema magnético, ou invés é um sistema de encaixe plástico, mesmo assim parece bastante resistente e não acredito que se parta.

IMG_1735

O ecrã é bastante generoso (até “generoso” demais na minha opinião), sendo a grande falha o sistema de retro iluminação. Em interiores e zonas com fraca iluminação é muito difícil ver o ecrã, no entanto no escuro ou no exterior não apresenta dificuldades. Pode ser que o problema seja resolvido nos próximos updates.

As braceletes são removíveis e compatíveis com quaisquer umas que temos no mercado actualmente, o que é excelente.

O sensor cardíaco parece fiável, no entanto não consegui confirmar com outro equipamento ao mesmo tempo.

O ecrã é redondo e é touch tirando um pequeno pedaço na parte inferior do ecrã, botões físicos só existe um colocado na parte lateral direita do relógio.

A bateria é bastante boa, usando como termo de comparação o Apple Watch, o Amazfit Watch consegue mais um dia de bateria com um utilização média, incluindo treino.
O fabricante indica 5 dias de standby o que não é verdade.

Falta o micro e altifalante para ser um equipamento mais completo.

Certificado IP67, à prova de poeiras e de água até um profundidade de 1 metro durante 30 minutos.

Software
O relógio é responsivo, existe um pequeno delay na entrada dos menus, e quando se escolhe uma opção mas é perfeitamente aceitável.

Existe um conjunto de watch faces disponível que podem ser alteradas usando a a Amazfit app na minha opinião em número bastante limitado (o fabricante/developers podia apresentar um forma de criar os próprios ecrãs)

Contem um vasto numero de configurações disponíveis e os menus são de fácil navegação, usando um sistema de escolha e confirmação de opções arrastando o dedo para a esquerda, voltar atrás arrastando o dedo para a direita. Nesta ultima actualização é possível aceder a um fast menu com alguma informação útil (como o tempo, bateria disponível) arrastando o dedo de cima para baixo.

Podemos configurar o relógio para “acordar” apenas com o toque no ecrã, dessa forma também activamos a retroiluminação ao levantar o braço no gesto que costumamos realizar para ver as horas normalmente. Por defeito estas opções estão inactivas, apenas é possível desbloquear o relógio usando o botão físico lateral.

Nesta ultima actualização também forneceu um maior conjunto de actividades pré definidas, como andar de bicicleta no exterior e interior, elíptica, trail, inicialmente apenas estava disponível, andar, corrida de exterior e corrida de interior.
É possível visualizar as corridas anteriormente realizadas assim como um pequeno desejo do percurso (devido ao GPS), frequências cardíacas entre outros dados.

É possível colocar musica no relógio (através da ligação a um computador), e como está equipamento com Bluetooth podemos ligar uns conjunto de auriculares sem fios para ouvir musica quando quisermos sem ser necessário o telemóvel. No entanto não me foi possível testar esta funcionalidade, pois sempre que tentava conectar os auriculares não era detectada musica no relógio e não conseguia iniciar a playlist, outro acontecimento chato foi quando desliguei o relógio e o voltei a ligar todas as musicas tinham sido removidas, não percebendo tentei ligar o relógio a outro computador, desta vez com windows 10 não não foi reconhecido, apenas funcionou com windows 7.

Inicialmente pensava que os alertas estavam limitados a um conjuntos de aplicações predefinidas, surpresa a minha, quando este vai reconhecendo as diferentes aplicações que enviam alertas e adicionando a possibilidade de bloquear ou permitir os alertas, podendo ser gerido na aplicação do telemóvel.

É possível ver também um previsão semanal do tempo, assim como uma analise de sono, direcções norte/sul com a bússola electronica, realizar planos de treino, medição cardíaca, contagem de passos diários.

This slideshow requires JavaScript.

Durante o treino, temos toda a informação necessária no ecrã, muito completo e o registo de GPS bastante preciso. O ecrã bloqueia passado alguns segundos para evitar toques e consumo de energia do equipamento, ao arrastar para o lado direito é pausado automaticamente o treino. Ponto negativo é que antes de iniciar o treino é pedido ao utilizador para aguardar alguns segundos… errrr minutos para triangular o sinal de GPS, onde “devemos estar em espaço abertos e longe de edifícios”, no entanto é possível ignorar e iniciar logo o treino.

Chegamos finalmente onde para mim foi o ponto mais negativo deste relógio, só é possível, nesta versão internacional, sincronizar treinos com o Strava. Surpresa a minha após ter criado uma conta propositadamente no Strava que os treinos registados no relógio não ficam disponíveis no Strava. Após algumas pesquisas venho a descobrir que é um problema da aplicação do telemóvel, que de versão para versão tem funcionado de forma intermitente.

Prós:
– Preço muito abaixo dos restantes, embora mais limitado.
– Ecrã generoso.
– Bastante completo mesmo para a falta de micro e altifalante.
– Robusto, boa construção.
– Wifi, Bluetooth, GPS.
– Possibilidade de registar informação de forma independente.
– Ecrã está sempre ligado.
– Carregamento muito rápido.
– Sistema de vibração para os alertas muito bom.

Cons:
– Em certas zonas é difícil ver o ecrã.
– Demora algum tempo a obter o sinal do GPS.
– Falha quando se tentou ouvir musica.
– Falta estatísticas de treinos.
– Não se pode instalar outras aplicações, limitando o numero de apps às do fabricante.
– Problemas na sincronização de dados com o Strava (não funciona actualmente)

Podem adquirir um aqui

As aplicações para telemóvel pode ser descarregadas aqui.

avail_play_store_small avail_app_store_small

1489091897_arrow-up-70px

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s